Projeto Saída de Estudos
Segmento: Educação Infantil ao Ensino Fundamental II
Tema abordado: Intercâmbio cultural, problemas mundiais, cultura da paz e sustentabilidade
Sabemos que as viagens pedagógicas e ou visitas virtuais são tendências na educação. Muito além do que se aprende em aula, vivenciar aventuras e curiosidades e dividir espaços com os colegas é uma excelente forma de se desenvolver e aprender novos conhecimentos.
Portanto, nossa escola proporciona aos alunos momentos de experiências práticas, do que se aprende no dia a dia em aula.
Com essas vivências os estudantes devem associar o que aprenderam em aula através da teoria e aplicar na prática as situações e cenários reais ou online de forma espontânea e lúdica. Dessa forma, as excursões pedagógicas e ou visitas virtuais ajudam na formação para tornar os alunos mais cultos, felizes e conscientes para enfrentar o futuro. Onde através das vivências o aluno passa a ser protagonista do seu fazer.
A saída de estudos e ou visitas virtuais monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral, contribuem para a socialização dos estudantes e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional, assim como nossa escola realiza.
Duração do Projeto: De abril a novembro de 2022.
OBJETIVO GERAL
A saída de estudos e ou visitas virtuais monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral, contribuem para a socialização dos estudantes e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional, assim como nossa escola realiza.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover a consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais. Proporcionar os Componentes Curriculares propostos como recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe, sendo assim, colocados ao alcance dos estudantes. Identificar as aulas como espaços ideais de trabalho, considerando os conhecimentos dos estudantes, onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências para a prática da cidadania.
METODOLOGIA
O Projeto Saída de Estudos e ou visitas virtuais tem como objetivo propiciar aos estudantes conhecimentos e visitas a pontos turísticos, localidades, museus, Universidades, visitas de campo, lugares ecológicos e a criadouros conservacionistas para que aconteça a relação entre a teoria estudada em aula e pesquisas, entre outros, com as vivências dos lugares visitados.
Nossa Escola desenvolve esse projeto anualmente, a partir da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II onde os estudantes são incentivados a explorar e experimentar vivências significativas fora do ambiente da escola.
Para tanto, propomos uma série de locais e eventos que proporcionam aos nossos estudantes vivenciar realidades, situações diversificadas em diferentes ambientes, de forma presencial ou online.
RECURSOS:
Transporte, convites de entrada nos locais turísticos, recursos humanos para acompanhar e auxiliar os estudantes, agendamento prévio nos locais designados à visitação, internet, plataforma digital.
AVALIAÇÃO
Os alunos deverão associar as suas vivências práticas que venham agregar aos conhecimentos adquiridos em aula.