Institucional

Fundado em 1962 e inaugurado em 08/03/1965, a Escola Providência, como é carinhosamente conhecida, tem suas raízes nos princípios educacionais Guanellianos: fidelidade, sustentabilidade, excelência, inovação e proatividade.

Posiciona-se por uma educação sólida, voltada para a formação integral do aluno – humana e acadêmica, - o cuidado da vida, a sustentabilidade do planeta, a paz entre as pessoas e a formação de líderes para a transformação da sociedade. A busca incessante por novas metodologias torna o estudo dinâmico e prazeroso, atento às exigências de um mundo digital, globalizado e em constante transformação.

A Escola Providência iniciou suas atividades como Escola Primária atendendo 175 alunas, mas, com a capacidade para 700 alunos. Desde então, os constantes investimentos em estrutura e corpo docente tornaram a Escola referência no ensino, não só no município de Santa Maria, mas também na região. A Instituição une a tradição de décadas de experiência na missão Promover o desenvolvimento integral do ser humano inspirada na pedagogia guanelliana “educar pelas vias do coração”, provendo, prevenindo e promovendo com caridade e confiança do jeito de Maria, seguindo os ensinamentos do Fundador Luís Guanella onde herdou de seu Pai um caráter forte e tenaz, da sua mãe Maria a delicadeza e a compaixão para os pobres, de ambos herdou a fé, o amor, a piedade e a confiança na Divina Providência.

Dispondo de uma privilegiada estrutura, oferece à comunidade a Educação Infantil, a partir do Berçário ao Ensino Fundamental completo e Turno Inverso da Educação Infantil até o 5° ano do fundamental, além de diversas atividades extraclasses, ballet, patinação, xadrez e futsal. O foco no ensino e na aprendizagem aliado ao incentivo à pesquisa e com olhar atento ao aluno e professor, como protagonistas dos processos.

A ESCOLA EM PASTORAL

A Pastoral é o coração por onde perpassa a Evangelização, devendo mostrar a imagem Cristã da pessoa e do mundo, integrando as diferentes áreas do conhecimento e de forma que todos os agentes estejam envolvidos: gestores, educadores, educandos e colaboradores, famílias, comunidade onde a escola está inserida, sua cultura, seu modo de ser e de fazer.

A Ação Pastoral, na Escola Católica Guanelliana, portanto, é, em sintonia com o pedagógico, um instrumento político e transformador.

É articulada por equipe própria, representando, por sua vez, os anseios da comunidade escolar como um todo, em um modo de evangelização assumido por todos os integrantes da comunidade educativa a partir dos valores humanos e cristãos.

O trabalho Pastoral, na Escola Guanelliana, tem como princípio, além da Espiritualidade, suscitar e fazer crescer a consciência cristã apostólica cujos objetivos são:

• Desenvolver a consciência de que somos imagem e semelhança de Deus Pai;
  • Acompanhar a vida e o caminho dos membros da comunidade escolar, favorecendo um encontro pessoal e comprometido com Jesus Cristo;
  • Construir uma sociedade mais justa, ética e solidária;
  • Proporcionar a formação e o crescimento humano e espiritual da comunidade educativa;
  • Orientar os educandos para a preparação aos sacramentos, direcionando-os (as) para as Paróquias afins.

A escola em pastoral desenvolve atividades que visam a intensificar a experiência de encontro pessoal e comunitário com Deus, a espiritualidade Guanelliana e a solidariedade.

Equipe que compõe a Pastoral:
Irmã Sônia Maria Southier, Irmã Evandra Baronio, Irmã Antonia Rocha, Professor José Borges, Professora Rejane Freo Dias.

Equipe Pastoral

Irmã Sônia Southier