Projeto Rotina de Estudos

Segmento: Educação Infantil ao Ensino Fundamental II

Tema abordado: Intercâmbio cultural, problemas mundiais e cidadania

Atualmente, é comum ouvir relatos de pais sobre seus filhos que não gostam de determinada disciplina escolar, que não apresentam gosto pelos estudos e até mesmo sobre aqueles que tentam, mas não conseguem se concentrar e não sabem a maneira correta de estudar. Sabemos que mesmo adotando algumas práticas diárias para tornar o estudo mais efetivo, muitos adolescentes não conseguem se manter focados durante um longo período de tempo, para aprender algo novo ou reforçar conhecimentos já adquiridos. Acredita-se que isso se dá porque a concentração precisa ser incentivada e treinada desde a Educação Infantil. Contudo, estudar também é um hábito e necessita ser ensinado desde criança.

OBJETIVO GERAL

O referido projeto objetiva-se orientar o (a) estudante sobre a forma mais adequada de desenvolver hábitos de estudos viabilizando a construção da rotina diária, ampliando o interesse pelos componentes curriculares e entendendo sua importância no processo de construção do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estabelecer com as famílias uma relação de parceria na busca de rotinas e hábitos saudáveis, mostrando a importância do incentivo em casa e estabelecendo um vínculo de conhecimento do que está sendo trabalhado na escola;
  • Reconhecer a necessidade e importância da aquisição de hábitos e rotinas de estudo;
  • Levar o (a) estudante a entender e a praticar o hábito de estudar;
  • Apresentar diferentes maneiras de se aprender e estudar;
  • Organizar de forma eficiente a rotina de estudos visando melhor desempenho acadêmico;
  • Compreender a diferença entre quantidade e qualidade de estudo;
  • Desenvolver autonomia para administrar o próprio tempo;
  • Administrar melhor o tempo agregando as atividades curriculares e extracurriculares;
  • Desenvolver a autonomia cognitiva;
  • Registrar em linguagem adequada os conhecimentos resultantes do estudo realizado;
  • Apresentar a melhor maneira de se estudar para cada disciplina;
  • Identificar o seu estilo próprio de aprendizado.

JUSTIFICATIVA

A aprendizagem e a educação estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do cérebro. Um ambiente adequado, estimulante e tranquilo encoraja o estudante a expor seus sentimentos, dúvidas, temores, sugestões e auxilia na elaboração de novos contextos e busca por respostas significativamente, sobretudo, positivas.

Ao falar de rotina de estudos, percebe-se que sua falta está relacionada a uma série de dificuldades colocadas pelos estudantes, entre elas: cansaço, esforço, desmotivação, falta de interesse, preguiça, desconhecimento e entre outros fatores a falta de acompanhamento familiar.

Percebe-se que o estudante não está acostumado a relacionar suas dificuldades acadêmicas, com o ato de estudar, ou seja, não percebe que, muitas vezes desiste por não entender a tarefa ou por não saber como fazê-la.

O projeto justifica-se como forma de prevenção das dificuldades de aprendizagem, através da conscientização da necessidade, por parte dos estudantes e de suas famílias, em estabelecer hábitos, rotinas e posturas frente a estudos e aprendizagens, que resultarão no sucesso da vida escolar e, consequentemente, da vida profissional e pessoal dos estudantes.

METODOLOGIA

O projeto Rotina de Estudos será executado no decorrer do presente ano entre os meses de março a novembro. Apresenta como público-alvo os estudantes do Ensino Fundamental I e II. Diversos setores e profissionais atuarão na realização do projeto, como direção geral e direção pedagógica, coordenação pedagógica, orientação educacional, educadora especial, professores, auxiliares e estudantes.

Para colocarmos em prática, faz-se necessário a efetivação de um cronograma de tarefas a serem planejadas e executadas durante cada trimestre do ano letivo.

ATIVIDADES

  • Roda de conversa com os estudantes sobre a rotina e técnicas de estudo;
  • Apresentação aos estudantes de dicas para alcançar sucesso nos estudos;
  • Orientações de estudo aos pais ou responsáveis a fim de auxiliar no processo ensino e aprendizagem;
  • Auto avaliação ao final de cada trimestre;
  • Atendimento individualizado aos estudantes que não obtiveram resultado satisfatório nas avaliações;
  • Atendimento individualizado aos responsáveis pelos estudantes que não alcançarem êxito nas avaliações.

INFORMAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE A ROTINA DE ESTUDOS

“O estudo é um hábito e, como todo hábito, precisa ser exercitado com persistência”.

  • Evite faltar aula ou chegar atrasado (a) porque esta atitude compromete a sua aprendizagem e você perde a explicação do (a) professora;
  • Copie o conteúdo que você perdeu do (a) colega;
  • Evite conversas paralelas em sala de aula porque prejudica o processo de ensino e aprendizagem tanto de quem está envolvido (a) na conversa, quanto dos (as) demais estudantes que querem prestar atenção na aula;
  • Conversas em sala de aula são necessárias quando fazem parte do conteúdo interativo ministrado pelo (a) professor (a);
  • Consulte o (a) professor (a) da disciplina cujo conteúdo não ficou claro e peça que ele (a) lhe explique novamente, ou seja, não leve dúvida para casa. Se preferir, peça ajuda a um (a) colega para esclarecimento ou busque um (a) professor (a) de reforço escolar;
  • Seja organizado (a) na hora de estudar, ou seja, mantenha seus materiais de estudos (livros, cadernos, agenda, etc.) bem a mão de forma que qualquer consulta possa ser feita com rapidez;
  • Estabeleça metas de curto prazo. Quando você consegue atingir suas metas, se mantém motivado. Quando completar alguma atividade, marque em um quadro para que você possa acompanhar o seu desempenho;
  • Monte uma tabela parecida com o horário escolar e marque as disciplinas que vai estudar no dia, assim como os conteúdos e as metas. Tente não postergar o planejamento;
  • Intercale as disciplinas que mais gosta com aquelas que você menos gosta para que a atividade não te desmotive;
  • Um plano de estudo organizado favorece o rendimento e ele varia de acordo com cada pessoa.
CREIO