Projeto Redes Ecológicas

PROJETO REDES ECOLÓGICAS - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

ODS: 2; 3; 4- 4.7; 6;10; 11; 12 ; 13;14; 16 e 17

SEGMENTO: Educação Infantil

SINOPSE: Este projeto traz uma abordagem de incentivo bem como sua relevância na qualidade de vida dos nossos alunos com a implantação de uma alimentação saudável no ambiente da Escola Fundamental Nossa Senhora da Providência, sendo utilizado como método de ensino para Educação Ambiental, Alimentação Saudável e para aplicação da interdisciplinaridade.

OBJETIVOS:

• Desenvolver o conhecimento sobre os grupos alimentares e suas funções nutricionais, bem como sobre os alimentos de cada grupo.
  • Compreender a importância da alimentação equilibrada e da hidratação para a saúde e o bem-estar.
  • Identificar e selecionar alimentos saudáveis e reconhecer os sinais de fome e saciedade.
  • Aprender a preparar refeições simples de forma saudável e segura.
  • Desenvolver a autonomia na escolha de alimentos saudáveis e no cuidado com a higiene pessoal na hora das refeições.

PROJETO REDES ECOLÓGICAS – ENERGIA SOLAR

ODS: 7; 8 e 12

SEGMENTO: Educação Infantil ao Ensino Fundamental II (1º AO 9º ANO)

SINOPSE: Inovar ao utilizar o sol como fonte de energia é saber ir além, é traçar o caminho para um futuro mais sustentável. Foi pensando nas futuras gerações e no crescimento sustentável que a Escola decidiu investir nesse projeto.

O Sistema Fotovoltaico On-gride é o sistema de Energia Solar conectado à rede elétrica da distribuidora. Os sistemas On-gride não utilizam bateria e a energia gerada por meio dos módulos solares é complementar à energia da distribuidora. Desta forma, quando a geração de energia solar for superior a demanda, o sistema devolve a energia para rede, gerando créditos de energia.

Já nos dias em que a geração de energia solar não é suficiente em relação à demanda, ou durante a noite, a diferença de energia é suprida pela rede de energia elétrica da distribuidora, abatendo os créditos gerados anteriormente.

OBJETIVO GERAL: Conscientizar nossa Comunidade Escolar sobre a importância da produção e do aproveitamento da energia solar.

RECURSOS: Módulos Fotovoltaicos; Inversores e Estruturas.

AVALIAÇÃO: Será através da verificação do consumo mensal de energia. Tendo como base o gráfico de consumo do ano anterior.

PROJETO REDES ECOLÓGICAS - SEU LIXO NÃO É MEU, MAS O PROBLEMA É NOSSO

ODS: 1; 2; 3; 4 - 4.7; 6; 7; 8; 9; 10; 11;12; 13 e 16

SEGMENTO: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1° ano até o 9° ano)

SINOPSE:Considerando esse contexto, é necessário trabalhar esses aspectos na escola, tanto com os alunos quanto com aqueles envolvidos direta ou indiretamente com seu espaço. Nessa proposta, o aspecto do lixo será tratado de forma mais profunda, uma vez que não se reduzirá a práticas de somente separá-lo, sem questionar o porquê daquilo nem o seu destino. Com essa proposta, também será percebida a deficiência no gerenciamento dos resíduos de nosso país, a nossa responsabilidade quanto a isso, e as condições de vida e trabalho a que muitos cidadãos estão submetidos.

OBJETIVO: O presente projeto tem como objetivo geral trabalhar a percepção daqueles envolvidos, convidando-os a mudanças.