Projeto Escola Além dos Muros

PROJETO ESCOLA ALÉM DOS MUROS - SAÍDA DE ESTUDOS

ODS: 3; 4 - 4.7; 10; 11 e 16

SEGMENTO: Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II

SINOPSE: Sabemos que as viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma sala de aula, vivenciar aventuras e curiosidades e dividir espaços com os colegas é uma excelente forma de se desenvolver e aprender novos conhecimentos.

Portanto, nossa escola proporciona aos alunos momentos de experiências práticas, do que se aprende no dia a dia em sala de aula.

A necessidade do Projeto surgiu a partir do interesse do estudante em poder assim, associar o que aprendeu em sala de aula através da teoria e aplicar suas vivências na prática às situações e cenários reais de forma espontânea e lúdica. Dessa forma, as excursões pedagógicas ajudam na formação para tornar os alunos mais cultos, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã. Onde através das vivências o aluno passa a ser protagonista do seu fazer.

OBJETIVO GERAL: A saída de estudos monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral, contribuem para a socialização dos estudantes e facilitam a aprendizagem. Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no processo educacional, assim como nossa escola realiza.

DURAÇÃO DO PROJETO: De abril a novembro de 2024

PROJETO ESCOLA ALÉM DOS MUROS - PROPOSTA EDUCACIONAL UNOi

ODS: 2; 3; 4 - 4.7; 10; 11 e 16

SEGMENTO: Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II

SINOPSE: Diante das mudanças estruturais nas escolas, unindo discussões sobre os princípios da educação do século XXI, dos avanços tecnológicos nas diversas áreas: pedagógica, tecnológica, educação bilíngue, avaliação e formação continuada do corpo docente; é que acreditamos que o Projeto UNOi, vem ao encontro destas propostas.

A proposta pedagógica do UNOi considera os princípios estabelecidos pelos documentos oficiais brasileiros e visa à formação de cidadãos plenos, que desenvolvam valores humanos e, ao mesmo tempo, se apropriem de conhecimentos e competências indispensáveis para sua inserção na sociedade contemporânea. Além dos conteúdos conceituais, o programa também propõe atividades que contemplam as diversas linguagens, mobilizam o raciocínio e as atitudes investigativas.

Com processos permanentes e transversais próprios, o UNOi gerencia a digitalização da escola para a criação de um ambiente digital e colaborativo, buscando implantação e apropriação de uma cultura essencialmente digital.

Os Professores utilizam como recurso na sala de aula o IPAD, como ferramenta para dar suporte a proposta pedagógica do UNOi:

• Sincronizando o conteúdo no iPad
  • Espelhando a tela de seu iPad no projetor
  • Pessoas com necessidades especiais
  • Botões, funções básicas e navegação
  • Utilização dos aplicativos básicos
  • Configuração de conta na App Store e download de aplicativos

OBJETIVO GERAL: O projeto tem como objetivo, promover a aprendizagem dinâmica e a interação entre os saberes e as experiências do aluno para a construção do conhecimento, a partir de temas integradores inspirados nos cinco pilares da educação da Unesco.

PROJETO ESCOLA ALÉM DOS MUROS - PROJETO DESBRAVANDO CONTINENTES

ODS: 2; 3; 4 - 4.7; 10; 11 e 16

SEGMENTO: Educação Infantil ao Ensino Fundamental

SINOPSE: A influência de outros países se faz presente no nosso dia a dia e, muitas vezes, não percebemos. Ela está presente na origem de alguns nomes, bem como nos diversos elementos culturais do povo brasileiro, como: a arte, o esporte e a culinária.

Com o intuito de retratar a cultura e a diversidade dos continentes o projeto Desbravando Continentes traz um universo de novos conhecimentos e curiosidades, integrando as disciplinas e tornando a aprendizagem significativa e produtiva. Desenvolvido pelos alunos no decorrer do ano letivo, eles demonstrarão todo seu aprendizado sobre as manifestações culturais de cada canto do mundo através de uma exposição e apresentação dos conhecimentos adquiridos.

A prática da interdisciplinaridade rompe com padrões tradicionais que priorizam a construção do conhecimento de maneira fragmentada, revelando pontos em comum, favorecendo análises críticas a respeito das diversas abordagens para um mesmo assunto.

O projeto incentiva o olhar para as coisas do mundo, as diferentes culturas, e isso é fundamental para compreender que as pessoas têm comportamentos diferentes, comem outras comidas, têm costumes diferentes e, nesse processo, o aluno tem mais facilidade para se colocar no lugar do outro, independente dos costumes.

OBJETIVO GERAL: Aproximar os estudantes e a comunidade escolar da diversidade cultural, econômica, tecnológica e histórica, respeitando a diversidade nos diferentes territórios, dando visibilidade às culturas e às suas diferentes formas de expressão.