Projeto da Escola para o Mundo

PROJETO DA ESCOLA PARA O MUNDO – CAS - CANTINHO DA ALEGRIA E DO SABER

ODS: 2; 3; 4 - 4.7; 5; 10; 16 e 17

SEGMENTO: Educação Infantil ao Ensino Fundamental

SINOPSE: O Projeto acontece no período integral a jornada escolar e promove a ampliação de tempos e espaços. Assegura oportunidades educativas, através do compartilhamento da tarefa de educar e cuidar, entre os profissionais da escola e de outras áreas, as famílias e outros setores sociais. As atividades que integram a escola de tempo integral, são coordenadas pela equipe diretiva e seus professores, visando alcançar a qualidade da convivência social e diminuir as diferenças de acesso ao conhecimento e aos bens culturais, em especial entre as populações sociais mais vulneráveis.

A escola de tempo integral, tem seu currículo concebido como um projeto educativo integrado. A ampliação da jornada escolar diária, justifica-se mediante o desenvolvimento de diversas atividades, entre elas o acompanhamento pedagógico e o aprofundamento da aprendizagem, que envolve a cultura e as artes, o esporte e o lazer, afirmação da cultura dos direitos humanos, a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde. Todas as lições são articuladas aos componentes curriculares e áreas do conhecimento, à vivência e prática socioculturais.

OBJETIVO: Seguindo o Projeto Educativo Guanelliano - PEIG, tem como objetivo geral possibilitar e promover o desenvolvimento das potencialidades físicas, psicológicas, sócio afetivas e intelectuais da criança e do adolescente, complementado a ação da família e da comunidade, resgatando valores humanos e cristãos, visando a partilha, a solidariedade e ao comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

O contra turno – CAS - visa ampliar as oportunidades educacionais dos alunos, bem como o desenvolvimento pleno, através de novas habilidades e conhecimentos, formação cidadã e cristã, melhorando os resultados dos indicadores educacionais pela expansão do período de permanência diária nas atividades promovidas pela escola.

PROJETO DA ESCOLA PARA O MUNDO – CONSTRUINDO IDENTIDADE

ODS: 2; 4 - 4.7; 5; 10 e 16

SINOPSE: Este projeto cria possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, o reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade harmonioso.

Para se construir uma identidade, precisa-se de valores claros que possam ser questionados – exploração – e, então, aceitos ou não – comprometimento.

A BNCC deixa claro que um dos direitos primordiais de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil é o autoconhecimento, ela conceitua essa capacidade como um dos mais relevantes campos de experiência, responsável por potencializar a formação da identidade nos pequenos, esse é o papel fundamental do Projeto Identidade na Educação Infantil.

A Identidade, é construída nas interações sociais, no dia a dia dessas crianças, tanto no seio familiar quanto na escola.

O professor deverá agir excluindo do cotidiano dessas crianças a comparação de desempenho entre elas, reconhecer as especificidades de cada um deles e evitar premiar que, por exemplo, consigam executar uma tarefa com mais destreza que outro, sendo facilitador de experiências de seus alunos.

É mais proveitoso guiá-los para a descoberta das próprias particularidades, das atividades onde se sentem mais confortáveis, ainda que estimulando a turma a participar de todas as atividades, independente do desempenho.

O ambiente escolar amplia as interações da criança. O Projeto Identidade na Educação Infantil tem o objetivo de potencializar a experiência desse convívio. É a partir do outro que nos reconhecemos enquanto indivíduos. Daí a importância de que a escola seja um lugar de acolhimento à diversidade, às particularidades das crianças, às distintas formas de lidar com o entorno, de aprender o mundo e conhecer a si mesmo.

O ambiente escolar amplifica as interações sociais na infância. O projeto de identidade na educação infantil é um instrumento pedagógico que potencializa a experiência dessas interações. Seu objetivo é conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças.

Durante os primeiros anos escolares, é essencial que as crianças avancem nas habilidades de autoconhecimento.

O projeto identidade, quando desenvolvido de forma conjunta a outros instrumentos pedagógicos essenciais, possibilitará às crianças, experiências fundamentais de aprendizagem no reconhecimento de seu “EU”, o que é indispensável para que ela consiga desenvolver a própria autonomia.

OBJETIVO GERAL: Conduzir as crianças a explorarem da melhor forma o conhecimento de si, a percepção da diversidade e o respeito às diferenças, potencializando a experiência do convívio.

DURAÇÃO NO PROJETO: De março a dezembro de 2024