Projeto Cantinho da Alegria e do Saber (CAS)

Segmento: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Tema abordado: Intercâmbio cultural, problemas mundiais, cultura da paz, sustentabilidade

Atualmente, propiciar um ensino de qualidade tem sido o grande desafio dos educadores, tarefa difícil, pois diante de inúmeras ideias e informações, os professores precisam adequar suas estratégias de ensino visando uma aprendizagem mais significativa.

O Contra turno, CAS, Cantinho da Alegria e do Saber, deve ser visto como um espaço de desafio para a educação do futuro, no ensino fundamental da escola. Compreendendo a questão dos benefícios que a educação em Tempo Integral traz no quesito ensino-aprendizagem de qualidade, proporcionando atividades necessárias para ir ao encontro da educação holística.

As aprendizagens extracurriculares propiciam múltiplos recursos, como o uso das tecnologias para aprimorar o conhecimento, priorizando o crescimento de todas as potencialidades humanas: intelectual, emocional, social, física, artística/estética, criativa/intuitiva e espiritual onde o aluno assistido no contra turno aprenda a aprender (cognitivo); aprenda a fazer (produtivo); aprenda a conviver (social) e aprenda a ser (pessoal).

A Escola Providência, possui atendimento aos alunos em período integral – Contra turno - com toda infraestrutura necessária para proporcionar-lhes bem-estar, segurança e ampliação de seu universo social, emocional e cultural.

De acordo com os princípios Educacionais Guanellianos, a congregação das FSMP, tendo como referência o documento base da instituição que orienta os projetos educativos (2004), propõem os seguintes princípios educacionais: preocupação com a dignidade e promoção da figura humana, relação amistosa de ajuda e autoconfiança, prevenção e afeto e competência e excelência no educar.

Com isso nossa escola, com princípios baseados na Pedagogia Guanelliana, possui suporte de atividades diversificadas que possibilitam o despertar das habilidades artísticas, culturais, esportivas e o aprendizado em relação ao trabalho com caráter educativo, possibilitando o acesso às oficinas de artesanato, musicalização, recreação, xadrez, dança, literatura e oficina pedagógica com a realização das tarefas escolares, em sistema de rotatividade.

Recebem na escola três refeições diárias, balanceado por nutricionista, respeitando as Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como: lanche pela manhã, almoço e lanche pela tarde, e desfrutam de momentos de higienização bucal e descanso após o almoço.

Duração do Projeto: De março a dezembro de 2022.

CREIO