Projeto Aluno Leitor

PROJETO ALUNO LEITOR - LEITURA VIAJANTE

ODS: 2; 4- 4.7 e 16

SEGMENTO: Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II

SINOPSE: O Projeto Leitura Viajante da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Providência, em Santa Maria - RS, tem por finalidade estimular e capacitar leitores, promovendo diferentes propostas de leitura que visem práticas a médio e longo prazo associando a leitura à aquisição de conhecimentos amplos e à ampliação de novas leituras.

O Projeto Leitura Viajante é realizado anualmente, em cada segmento, onde os estudantes, juntamente com os professores exploraram a obra escolhida para àquele segmento. É escolhida uma obra para cada ano. O espaço para a interação com a leitura é promovido pelo professor, que oferece diversos recursos investigativos que possibilitem a interdisciplinaridade dos contextos escolhidos para a temática de leitura.

Após o contato significativo com a obra os estudantes realizam diversas atividades que contemplam as vivências provocadas pela leitura, onde a imaginação, a criatividade e a pesquisa são estimulados.

O ponto culminante dos projetos literários são mostras pedagógicas e noite de autógrafo para as famílias dos estudantes através das experiências vividas em torno da obra literária.

Este projeto tem a abrangência desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental para despertar, no educando o gosto pela leitura em geral.