Projeto Alfaletrar

PROJETO ALFALETRAR – ACOMPANHAMENTO DO DESENHO INFANTIL

ODS: 2; 4- 4.7 e 16

SEGMENTO: Da Educação Infantil (Berçário, Maternal e Pré-Escola)

SINOPSE: O Projeto de Acompanhamento do Desenho Infantil é desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Providência com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento do grafismo infantil das crianças da faixa etária de 2 a 5 anos.

O projeto tem como proposta acompanhar e desenvolver, gradativamente, a evolução dos movimentos finos, do grafismo e das ideias relacionadas ao desenho da criança, para que no final do processo possa ser observado o desenvolver do esquema corporal.

O registro do desenho é o meio, de acompanhar sistematicamente a evolução do grafismo sendo uma ferramenta importante na compreensão de como as crianças pensam e sentem a realidade que as circunda através da forma que consegue expressar seu pensamento. Os desenhos são registrados mensalmente em uma apostila mediante uma proposta dada para representação do esquema corporal, em meio a variedade de temáticas mediadas pelo professor. O desenhar é algo mais que habilidade, é representação do que é observado, vivenciado, aprendido em contato com o meio, é expor os sentimentos através dos riscos e das cores.

A criação do projeto de Acompanhamento do desenho se dá pela necessidade de avaliar como a criança explora o conhecimento como forma de expressão gráfica para se projetar no espaço e tempo de seu corpo.

PROJETO ALFALETRAR – ACOMPANHAMENTO DA ESCRITA E LEITURA – 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ODS: 4- 4.7; 5; 10 e 16

SEGMENTO: 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental I

SINOPSE: O projeto de acompanhamento da escrita e leitura desenvolveu-se diante do interesse, verificação e diagnóstico da aprendizagem do processo de escrita e leitura das crianças pelos professores, seguido do interesse posterior de acompanhá-los nessas aprendizagens. Os alunos do 1º e 2º anos, são acompanhados periodicamente através de uma testagem de escrita feita pelo professor em sala de aula.

Fez-se necessário, a elaboração do projeto que busca desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa, através dos métodos lúdicos e recursos visuais a avaliação se tornou mais eficaz. De posse de um conhecimento mais individualizado das hipóteses das crianças quanto a escrita, os professores alfabetizadores traçam suas futuras intervenções pedagógicas para superação dos níveis hipotéticos já construídos do sistema de escrita alfabética.

Tendo em vista os resultados do diagnóstico das turmas, num primeiro momento, foi definido o plano de trabalho com as metas a serem desenvolvidas durante o projeto. Foram definidas também ações e atividades tendo por base as competências necessárias e que devem ser garantidas no processo inicial de alfabetização.

Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções escritas e, consequentemente, melhores resultados na alfabetização.