Projeto Acompanhamento da Escrita e Leitura

Segmento: Ensino Fundamental (1º ano)

Tema abordado: Intercâmbio cultural, problemas mundiais, cultura da paz e sustentabilidade

O projeto de acompanhamento da escrita e leitura desenvolveu-se diante do interesse da verificação e diagnóstico da aprendizagem do processo de escrita e de leitura das crianças pelos professores, seguido do interesse posterior de acompanhá-los nessas aprendizagens. Os alunos do 1º ano, são acompanhados periodicamente através de uma testagem de escrita feita pelo professor em aula e pela coordenadora dos anos iniciais.

Fez-se necessário, a elaboração do projeto que busca desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa. Através do métodos lúdicos e recursos visuais para que a avaliação se tornasse mais eficaz. De posse de um conhecimento mais individualizado das hipóteses das crianças quanto a escrita, os professores alfabetizadores traçam suas futuras intervenções pedagógicas para superação dos níveis hipotéticos já construídos do sistema de escrita alfabética. A coordenação e professores, conjuntamente, tratam as informações para reorganizar a formação pedagógica.

Tendo em vista os resultados do diagnóstico das turmas, num primeiro momento, foi definido o plano de trabalho com as metas a serem desenvolvidas durante o projeto. Foram definidas também ações e atividades tendo por base as competências necessárias e que deveriam ser garantidas no processo inicial de alfabetização. As atividades serão confeccionadas em Portfólio.

Ao trabalhar a construção dessas competências, acreditar-se-á que cada aluno será capaz, ao longo do desenvolvimento do trabalho de desenvolver-se melhor quanto a leitura e escrita. Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções escritas e, consequentemente, melhores resultados na alfabetização.

DURAÇÃO DO PROJETO

Anual para que todas as etapas sejam concluídas com êxito.

OBJETIVO GERAL

Contribuir no processo de alfabetização dos alunos através do acompanhamento das hipóteses criada pelas crianças quanto ao processo de escritas e leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produções de textos.

METODOLOGIA

Será utilizada a abordagem sócio-interacionista, permitindo que a criança tenha oportunidade de construir sua aprendizagem com as intervenções pertinentes. Portanto, será aplicada uma metodologia que favoreça o desenvolvimento da criança nas diversas fases da alfabetização, respeitando suas características individuais e necessidades pessoais. Também serão valorizadas as diversas contribuições que os diferentes métodos de alfabetização oferecem. Através do resultado do diagnóstico das turmas será definido um plano de trabalho com metas a serem desenvolvidas no dia-a-dia na aula. Nos 1º anos os professores trabalharão com o acompanhamento mensal das escritas dos alunos. Haverá um reagrupamento dos alunos em aula, num momento preparado pelo professor, onde os níveis de escrita serão trabalhados em pequenos grupos sobre mediação. Estarão sendo trabalhadas atividades diversificadas visando a participação de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem, priorizando a leitura e a escrita.

RECURSOS

Portfólio para acompanhamento de escrita e atividades por níveis da psicogênese.

AVALIAÇÃO

A avaliação será diagnóstica e processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma.

CREIO