A Escola Nossa Senhora da Providência possui uma Proposta Pedagógica que envolve os estudantes no mundo da Cultura Maker, mas o que será essa cultura? É algo complexo?

Maker vem do inglês To Make, que é o “fazer”, é a cultura do “Faça você mesmo”, “Cultura do se vira”, do criar com as próprias mãos. Nossos estudantes se colocam como fazedores, mostrando originalidade em suas propostas de criação.

A Cultura Maker possui conceitos fundamentais que proporcionam compreender como é seu funcionamento, são eles: criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade. A escola possui um espaço que funciona como um “Fab lab”, é a nossa Sala Maker. Nessa sala, nossos estudantes conseguem colocar em prática seus conhecimentos, explorar a criatividade e trabalhar de forma colaborativa em grupos ou individual. O espaço conta com o mais variado tipo de materiais, ferramentas e com uma impressora 3D, essa que é instrumento característico e fundamental para a Cultura Maker.

Segundo o físico Cris Anderson “a Cultura Maker é a nova revolução industrial”, pois ter uma impressora 3D, é como se ter uma fábrica, existe a possibilidade de se construir qualquer coisa. Dentro desse aspecto, entendesse que o poder sai da indústria e vem para a mão do consumidor, que tiver acesso aos equipamentos pode criar. O foco dessa cultura são os Makers (estudantes), afinal são eles que irão movimentar e produzir.

Como instituição proporcionamos o espaço e as mediações para a realização de produções criativas, desconstruções e ressignificações de ideias já existentes. Desse modo pode-se criar novamente, melhorar e tudo a partir da visão do estudante o nosso “Fazedor”.

UNOi