Projeto Semeando e Cultivando

PROJETO SEMEANDO E CULTIVANDO – PROJETO BULLYNG: VAMOS DAR A MEIA VOLTA

ODS: 3; 4- 4.7; 5; 10 e 16

SEGMENTO: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1° ano até o 9° ano)

SINOPSE: Esse fenômeno chamado bullying demorou a ser estudada no Brasil. Apenas na década de 1990 pesquisas sobre o assunto passaram a ter algum tipo de destaque. Em 2001 a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia) começou a estudar e pesquisar sobre o assunto.

A prática do bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas. Por isso, discutir as questões ligadas ao bullying na escola é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorram. Além disso, a principal justificativa para se criar um projeto com esse tema, é que a escola tem por missão preparar seus alunos para Cidadania, e para isso, é preciso buscar alternativas que desenvolvam o conhecimento a respeito desse fator.

OBJETIVOS:

  • Orientar os alunos a respeito da violência verbal em sala de aula.
  • Esclarecer os danos que o Bullying trás as pessoas
  • Refletir sobre a diferença e a diversidade na escola;
  • Estudar sobre a relação de etnia e relações raciais;
  • Reconhecer as diferenças na escola e na família;
  • Identificar situações discriminatórias no dia a dia na escola;
  • Reconhecer a responsabilidade dos educandos através de práticas educativas;
  • Valorizar mais os comportamentos positivos dos alunos para um bom clima de sala de aula;
  • Compreender que é preciso haver bom comportamento em sala de aula para haver aprendizagem;
  • Conscientizar os alunos para a importância da escola nas suas vidas e futuro;
  • Promover relações interpessoais saudáveis, através do diálogo e do espírito de confiança promovido na turma;
  • Refletir sobre a importância da amizade e da compreensão nas relações do saber conversar e escutar;
  • Resolver conflitos sem violência, recorrendo ao diálogo;

DURAÇÃO DO PROJETO: De fevereiro a dezembro de 2024

PROJETO SEMEANDO E CULTIVANDO - JARDIM DOS VALORES

ODS: 2; 4- 4.7; 5; 10; 11; 13 ; 15 e 16

SEGMENTO: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I

SINOPSE: Através das leituras realizadas e da prática no cotidiano escolar percebemos que o apelo por valores está cada vez mais constante na medida em que educadores, pais e até mesmo as crianças encontram-se sensivelmente afetados por problemas crescentes que implicam na falta de coesão social.

Sendo assim devemos, desde muito cedo, cultivar os valores no dia-a-dia dos nossos alunos, conscientizá-los da importância e da necessidade em preservar valores como respeito ao próximo, amor, amizade, gratidão, cooperação, colaboração, entre outros.

É fundamental perceberem o quão importante é dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor. Essas palavras são necessárias para uma boa convivência em grupo.

Devem perceber que os valores estão presentes não só na sala de aula, mas no cotidiano também e que se deve fazer uso deles diariamente procurando não mentir, não discriminar nem enganar e cooperar com o próximo. Enfim, somente pela educação preventiva podemos atingir o objetivo de formar cidadãos conscientes, mostrando-lhes qual o melhor caminho a seguir.

Fazer com que a criança se sensibilize com o outro: isso pode ser favorecido com a brincadeira, com a música e contação de histórias, desenvolvendo a compaixão que é o facilitador para se chegar à moralidade.

É muito importante promover a integração entre o aluno, família e escola, pois a criança desenvolve vínculos afetivos resgatando valores morais como amor, respeito, responsabilidade, cooperação, humildade, honestidade, justiça, dignidade. Na educação infantil é importante que as crianças criem situações de experiências vivenciadas. Através disto podemos observar se os valores adquiridos estão adequados ou não e dar-lhes condições de mudar padrões formados e elaborados erroneamente.

Cada turma escolherá um valor para ser trabalhado, com maior ênfase, em sala de aula. Todo trabalho realizado em sala de aula será utilizado para a confecção de um portifólio do Jardim dos Valores. Por fim, cada turma construirá uma flor que represente o valor trabalhado.

Atividades sugeridas:

  • Leitura de textos informativos e fábulas envolvendo os valores trabalhados;
  • Atividades referentes aos temas trabalhados, como: cruzadinhas, desenhos, produções textuais, interpretações, etc;
  • Utilizar-se de música;
  • Realizar dinâmicas, trabalhando reflexão e conscientização de valores, comportamentos e atitudes;
  • Confecção de murais sobre valores fixados pela escola;
  • Conversas informais – aproveitando acontecimentos do dia-a-dia;
  • Relatos de experiências – atitudes de ajuda ao próximo;
  • Identificar, registrar e praticar outros valores;
  • Registrar semanalmente os erros, acertos e mudanças ocorridas.

DURAÇÃO DO PROJETO: De fevereiro a dezembro de 2024

PROJETO SEMEANDO E CULTIVANDO - RECREIO DIRIGIDO

ODS: 3; 4- 4.7; 10 e 16

SEGMENTO: Educação Infantil ao Ensino Fundamental (1º AO 9º ANO)

SINOPSE: O recreio escolar é um momento muito esperado para todo estudante. É a hora do encontro, lanche, lazer e descanso. Para muitas escolas esse momento é de grande desafio. Como proporcionar neste período um momento de interação, lúdico, onde os alunos possam interagir e construir relações saudáveis e afetivas. É nesse período em que quase todos os alunos se reúnem. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas entre os alunos, o que ocasionam acidentes e muitas vezes pequenas confusões. No intuito de amenizar esses pequenos acidentes, procurando proporcionar um ambiente mais saudável, o Projeto Recreio Dirigido, vem oferecer brinquedos, brincadeiras e atividades lúdicas pensadas e mais adequada ao momento e ao espaço oferecido na escola.

OBJETIVOS:

  • Proporcionar aos alunos uma convivência saudável por meio de situações de aprendizagem dirigidas durante o recreio.
  • Estimular o lado lúdico dos alunos por meio de jogos e brincadeiras.
  • Oferecer dinâmicas que contribuam para tornar o espaço escolar mais prazeroso no momento do intervalo.
  • Oportunizar brincadeiras saudáveis que desenvolvam valores humanos, como: solidariedade, respeito, cooperação e amizade.
  • Exercitar nos alunos as habilidades de dialogar, ouvir e respeitar a opinião alheia e tomar decisões em conjunto.

DURAÇÃO DO PROJETO: De fevereiro a dezembro de 2024

PROJETO SEMEANDO E CULTIVANDO - CRIANDO LEIS NAS TURMAS

ODS: 3; 4- 4.7; 5; 10 e 16

SEGMENTO: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1° ano até o 9° ano)

SINOPSE: O COLÉGIO PROVIDÊNCIA, pensando em educar os estudantes para que aprendam a serem cidadãos preocupados com o próximo e que respeitem as diferenças, organizou A LEI DAS TURMAS, chamando os alunos a participar deste momento e que possam vivenciar a importância de se ter regras, dentro da realidade de cada sala de aula.

Que possamos educar nossos alunos há serem capazes de viverem em sociedade, respeitando o próximo, desenvolvendo empatia e participando ativamente ao cumprir seus deveres e desfrutando dos seus direitos.

OBJETIVOS:

  • Discussão sobre a importância das regras e das Leis;
  • Apresentação de Leis importantes do nosso País; (Art. 227 da CF / ECA)
  • Construção das regras das turmas, coletivamente, para que todos se sintam responsáveis por elas;
  • Fixar as regras na sala de aula e retomar periodicamente;
  • Levantar, de tempo em tempo, as regras que não estão sendo cumpridas de modo geral, conversar com as turmas, faze-los refletir sobre o porque não estão seguindo a regra e como podem melhorar.

DURAÇÃO DO PROJETO: De março a dezembro de 2024

PROJETO SEMEANDO E CULTIVANDO - ROTINA DE ESTUDOS

ODS: 3; 4 - 4.7; 5; 10 e 16

SINOPSE: Atualmente, é comum ouvir relatos de pais sobre seus filhos que não gostam de determinada disciplina escolar, que não apresentam gosto pelos estudos e até mesmo sobre aqueles que tentam, mas não conseguem se concentrar e não sabem a maneira correta de estudar. Sabemos que mesmo adotando algumas práticas diárias para tornar o estudo mais efetivo, muitos adolescentes não conseguem se manter focados durante um longo período de tempo, para aprender algo novo ou reforçar conhecimentos já adquiridos. Acredita-se que isso se dá porque a concentração precisa ser incentivada e treinada. Contudo, estudar também é um hábito e necessita ser ensinado desde criança.

OBJETIVO GERAL: O referido projeto objetiva-se orientar o (a) estudante sobre a forma mais adequada de desenvolver hábitos de estudos viabilizando a construção da rotina diária, ampliando o interesse pelos componentes curriculares e entendendo sua importância no processo de construção do conhecimento.

DURAÇÃO DO PROJETO: De abril a dezembro de 2024

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