Projeto Limites

Segmento: Ensino Fundamental (do 1º ao 9º Ano)

Tema abordado: Cultura da Paz, problemas mundiais, intercâmbio cultural

Na atualidade, em geral, os pais têm clareza da necessidade de colocar limites aos filhos, mas em contrapartida perguntam-se em que circunstâncias há esta necessidade e como fazer isto. Contudo, muitos ainda sentem dificuldades em encontrar a medida certa, ou seja, de encontrar um meio termo.

Considerando a formação da personalidade é visível que as crianças estão cada vez mais questionadoras e independentes, conquistam seu espaço e constroem sua identidade por meio de um exercício constante exigindo dos pais um preparo maior e o reconhecimento de seus limites.

Portanto, não há uma receita que ensine a impor limites, mas é imprescindível para que o desenvolvimento da criança seja satisfatório. Segundo a psicóloga Maria Tereza Maldonado “Limites bem colocados ajudam a criança a tolerar frustrações”.

OBJETIVO GERAL

O presente projeto será desenvolvido no decorrer deste ano com os educandos que estão inseridos nos Segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O objetivo primordial é abordar assuntos e questões que norteiam os limites.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Trabalhar com os pais a real diferença entre ser autoritário e ser autoridade;
  • Compreender que quando os limites são bem colocados ajudam a criança a aprender a esperar, a tolerar frustrações, a crescer enquanto cidadão, etc;
  • Fazer com que a criança perceba que os outros também têm necessidades e desejos que precisam ser levados em consideração;
  • Desenvolver o equilíbrio entre os deveres e prazeres (direitos);
  • Construir junto com o (a) educando(a) os combinados, as regras e limites a fim de compreenderem que todo descumprimento tem uma consequência;
  • Propor aos estudantes rotinas e horários com o objetivo de minimizar dificuldades em cumprir os combinados, seja em casa ou na escola;
  • Utilizar o cotidiano escolar como oportunidade para resolver os conflitos, aprender a aceitar as opiniões dos outros e não apenas impor suas próprias ideias;
  • Praticar os valores fundamentais do convívio em coletividade.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que o afeto é essencial na educação dos filhos, porém os pais não podem se esquecer que colocar limites nas crianças também é necessário. E este é um dos grandes problemas na criação dos filhos, pois há certa desorientação por parte dos pais em relação à autoridade que exercem. Colocar limites não significa ser autoritário ou privar a liberdade da criança, mas sim demonstrar autoridade.

Estabelecer limites para o(as) filhos(as) pode não ser tarefa fácil, mas é através deles que os pais vão poder ensiná-los a respeitar os outros e a si mesmos, reconhecendo ainda a diferença entre suas necessidades e suas vontades.

A escola e a família são os principais “fios condutores” na vida da criança e se complementam na construção das habilidades fundamentais do convívio como um todo.

Dessa forma, sentimos a necessidade de realizar e colocar em prática este projeto tendo como foco o desenvolvimento do estudante como um todo, visto que é um ser singular, multifacetado e partícipe da sociedade.

AVALIAÇÃO

O processo avaliativo acontece diariamente e de maneira contínua envolvendo os educandos, as famílias, professores e a equipe diretiva.

Duração do Projeto: de março a dezembro de 2022.

CREIO